A Dedeka
Responsabilidade Social
Galeria
Sala de Imprensa
Imprensa
Saiu na mídia
Sala de Imprensa
Contato
Facebook Instagram

Preocupação com o futuro

 
     A Dedeka se preocupa com o futuro. Por isso, desde sempre, mantém alguns cuidados:

- Utiliza sempre tintas a base d’água e não tóxicas e, ainda assim, dispõe de uma estação de tratamento da água;
- As embalagens são oxibiodegradáveis, que se decompõem naturalmente no meio ambiente;
- Utiliza papéis certificados FSC;
- Destina corretamente todos os seus resíduos.

     A última novidade é este tag:

 

     Sabe por quê? Porque criança cresce rápido, mas a qualidade da Dedeka permanece.
     Por isso, depois de usar  bastantem  doe para quem precisa!
 

Parceria solidária

 
     Desde 2010, a Dedeka tem uma parceria de sucesso com a Associação Criança Feliz. Cada coleção tem alguns produtos identificados por um tag diferenciado e um selo no catálogo em que parte de seu valor de venda é destinado à entidade.

     Por conta destas ações, a Dedeka recebeu o prêmio Sou de Atitude, na categoria responsabilidade social empresarial.

 

     Para quem não conhece, a Associação Criança Feliz é uma organização não governamental, de caráter comunitário e de fins não econômicos, localizada em Caxias do Sul-RS, que atua no desenvolvimento sustentável de programas, projetos e serviços nas áreas da assistência social e da educação em um território que abrange 12 bairros da cidade. A missão da entidade é garantir uma vida feliz a cerca de 500 crianças, adolescentes e suas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e, para isso, oferece aulas de dança, capoeira, informática, oficinas diversas, comida, amor, carinho e muito mais.

     A Dedeka acredita que, além de investir em recursos materiais, também é importante investir nas pessoas, principalmente naquelas que são o futuro do nosso planeta: as crianças.
 
 

Dedeka recebe Prêmio Empresa Destaque Ambiental

 
     Na noite de 16 de junho de 2011, a Dedeka recebeu o primeiro lugar na categoria indústria têxtil do V Prêmio Empresa Destaque Ambiental. O evento foi realizado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Foram 11 empresas premiadas, de 712 certificadas. Os critérios de certificação foram: água e efluentes, energia, matérias-primas e resíduos, emissões atmosféricas e educação ambiental.

 
O prefeito José Ivo Sartori, o diretor da Dedeka Sérgio Moacir da Rosa e o secretário do meio ambiente Adelino Teles
O prefeito José Ivo Sartori, o diretor da Dedeka Sérgio Moacir da Rosa e o secretário do meio ambiente Adelino Teles


     A sustentabilidade ambiental é um tema que está cada vez mais em voga em todo o mundo. Aos poucos, as pessoas estão se conscientizando de que a preservação do meio ambiente está intimamente ligada a sua qualidade de vida.

     As indústrias de moda são exemplo. Além de utilizarem matérias-primas ecologicamente corretas, também se preocupam com o destino dos resíduos gerados no processo produtivo. A confecção de homewear bebê e infantil Dedeka investe em projetos sociais, como o Banco do Vestuário, para onde são destinados resíduos têxteis que geram renda e qualificação profissional, além de contribuir com a natureza por meio da redução de sobras.

     Os efluentes líquidos recebem a mesma atenção. Apesar de utilizar somente tintas a base d’água e não tóxicas, a empresa também instalou uma estação de tratamento de água. Além disso, as embalagens que acompanham os produtos são oxibiodegradáveis, que se decompõem naturalmente no meio ambiente.

     Cuidar da natureza e propagar esse comportamento é fundamental, ainda mais quando se trata de crianças. Por isso, a Dedeka investe na consciência e ação ecológica com o programa de qualidade de vida Moro no Mundo, criado em 2006. Esse programa tem como objetivo o resgate de valores saudáveis, o fortalecimento da relação entre pais e filhos e o zelo pelo meio ambiente. Moro no Mundo é plantar uma flor em vez de só jogar videogame e brincar no computador, é olhar com mais carinho e atenção o mundo ao nosso redor. 

     A Dedeka acredita que por meio de pequenas, mas contínuas, ações é possível conscientizar um grande número de pessoas a preservar o planeta, começando pelo nosso entorno.

 
 

Dedeka destina resíduos ao Banco do Vestuário

 
     Desde outubro de 2009 o Banco do Vestuário está em atividade na cidade de Caxias do Sul - RS. A entidade funciona da mesma forma que os bancos sociais da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), de Porto Alegre, e do Banco de Alimentos. Ou seja, as empresas destinam seus resíduos ao Banco e esses serão reaproveitados por meio do trabalho de pessoas carentes. Dessa forma, o Banco do Vestuário pretende contribuir com o meio ambiente por meio da redução de resíduos e, também, com a qualificação profissional e geração de renda para as pessoas que trabalharem na instituição.

     A Dedeka também participa. Afinal, a conscientização de preservação do meio ambiente que a empresa quer transmitir aos pequenos consumidores precisa partir dela mesma, desde os métodos de produção das peças até o destino correto de retalhos, efluentes e outros resíduos.