Blog da Dedeka
Tags por assuntos
- Tecidos
- Acampamento
- Adoção
- Alimentação
- Bebê
- Brincadeiras
- Brinquedos
- Chá de Bebê
- Cinema
- Coleções Dedeka
- Cringe
- Decoração
- Dica de Leitura
- Durar e doar
- Educação
- Eu faço suas roupas
- Fashion Revolution
- Festa
- Filme
- Férias
- Gestação
- Halloween
- Histórias
- Internet
- Inverno
- Literatura
- Lojista
- Maternidade
- Maternidade Sincera
- Meio Ambiente
- Millennials
- Moda
- Montessori
- Música
- Natal
- Natureza
- Organização
- Outono-Inverno 2019
- Passatempo
- Pets
- Primavera-Verão 2018/2019
- Páscoa
- Quartinho do bebê
- Receitas
- Responsabilidade Ambiental
- Responsabilidade Social
- Saiu na mídia
- Seleção de modelos
- Sono
- Trilhando Aventuras
- esporte
- recém-nascido
- Summer
- Criança
A importância da pintura na educação infantil
Voltar
Certamente você já se divertiu ao observar uma criança pintando. A concentração no olhar, o foco em cada traço, aquela linguinha pra fora de quem está cuidando de cada detalhe… E, claro, aquele momento em que ela mostra sua obra de arte com todo o orgulho do mundo — mesmo que a gente não entenda muito bem do que se trata!
Pintar vai muito além de dos traços coloridos e de uma atividade lúdica. Na verdade, a pintura é uma ferramenta de aprendizado e desenvolvimento infantil. Quer saber por quê?
> Pintar é pensar (sem nem perceber!)
Durante o processo, a criança está resolvendo pequenos problemas, como a escolha de cores, tipos de formas e posição dos traços, por exemplo. Ou seja, ela está tomando decisões e usando da sua criatividade para isso. Um verdadeiro exercício para o cérebro!
> Aprimoramento da coordenação motora fina
Pegar no pincel, segurar o lápis de cor, usar o dedo pra fazer arte... Tudo isso ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina. E essas habilidades virão a auxiliar em muitas coisas, inclusive a escrever direitinho!
> Expressão das emoções
As imagens, cores, formas podem ser o jeito que a criança encontra para expressar aquilo que, muitas vezes, ela não sabe explicar com palavras.
> Cores, formas e muito aprendizado
Na pintura, a criança aprende sobre cores, misturas, texturas e até mesmo geometria sem nem perceber. Cada experiência é uma descoberta nova — e quanto mais materiais ela tiver disponível para experimentar, melhor!
> Valorização e autoestima
Expor a obra da criança na parede, pendurar na geladeira ou simplesmente elogiar o resultado, faz ela se sentir mais confiante e orgulhosa do seu esforço.
Seja com tinta guache, lápis de cor, canetinha, giz de cera ou com os dedinhos, a pintura deve fazer parte da rotina infantil. Não é apenas sobre diversão, mas sobre desenvolvimento, expressão e aprendizado.
Para a criançada de casa se sentir um verdadeiro artista, a Dedeka tem looks inspirados nessa atividade tão divertida. Confira aqui!
Comentários
Veja também

As tendências do Inverno 2025 para a moda infantil

Dedeka e Eu Reciclo: compromisso com a sustentabilidade
