Blog da Dedeka

Voltar
19/03/2020

Brincadeiras e atividades para fazer em casa com as crianças

Brincadeiras e atividades para fazer em casa com as crianças

Publicado em 23/05/2018. Atualizado em 19/03/2020

A gente publicou esse texto há um tempo atrás pensando em sugerir atividades para fazer com os pequenos nos dias de chuva. Mas em tempos de Corona Vírus, onde escolas e entidades estão paralisando suas atividades, muitas crianças vão passar um período em casa. E aí, meu amigo e minha amiga, haja criatividade para essa galera não se entediar!

Pra ajudar a tornar a situação menos estressante, a gente reposta esse material. Lembrando que esse período de quarentena não pode ser desculpa para ficar sem fazer nada ou só ficar jogando vídeo game e assistindo TV. Na na ni na não! Dá para se divertir muito com brincadeiras simples e criativas que podem ser propostas dentro de casa. Por isso, afastem os móveis e preparem-se para brincar, pois selecionamos algumas sugestões de brincadeiras super divertidas e atividades para os dias que vêm aí! E claro, entre uma brincadeira e outra, lembrem-se sempre de lavar bem as mãos ;)

Brincar de massinha
Além de criar as formas e os personagens que as crianças inventarem, a massinha possibilita ensinar a mistura de cores.

Vivo ou morto?
É bem simples! Um participante fica em pé, de frente para o grupo e dá dois comandos: “vivo” – e todos têm de ficar em pé – ou “morto” – quando todos agacham. A diversão fica por conta de quem se atrapalha, erra o comando e sai do jogo. O único participante que sobrar será o vencedor.

Dançar no meio da sala
Dançar faz bem a qualquer um. Exercita o corpo, ensina ritmo e amplia o repertório musical. Coloque uma música bem gostosa e saia dançando com seu filho assim mesmo, no meio da sala.

Chef de cozinha
Chuva pede um bolinho, um biscoito, um chocolate quente. Qualquer receita vale se a ideia for invadir a cozinha e compartilhar potes, panelas, assadeiras. Deixe o seu pequeno provar as misturas, espalhar açúcar, farinha e outros ingredientes na bancada. Um pouco de bagunça às vezes faz bem. Junte-se ao seu filho e seja um pouco criança, divirta-se com ele!

Imitar bichos para outros adivinharem
A partir das observações da natureza feitas durante passeios ao ar livre, as crianças já conseguem imitar bichos. Aproveite para usar essa capacidade e brincar de mímica.

Jogo da velha
Passatempo mais simples e fácil, impossível. A dupla de jogadores só precisa de uma folha de papel e dois lápis.nO "tabuleiro" é composto por três linhas e três colunas. Uma pessoa marca com "X", outra com "O", alternadamente, nos espaços vazios. O objetivo é conseguir três "O" ou três "X" em linha horizontal, vertical ou diagonal e, ao mesmo tempo, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.

Desenhar e pintar
Basta lápis de cor e papel pra deixar a imaginação fluir! Desafie seu pequeno a desenhar figuras diversas em situações engraçadas (que tal sugerir um cachorro que toque piano?)

O que mudou?
Um jogo de observação e atenção! Peça para o pequeno observar todo o ambiente. Depois, peça para ele sair e mude algo de lugar. O desafio é a criança adivinhar o que mudou. (que tal colocar um chinelo em cima da TV? Ou um talher no meio da sala?) 

Criar instrumentos musicais com materiais alternativos
É possível criar varios instrumentos, como um chocalho ou um tambor, a partir de materiais que iriam para o lixo seletivo. E depois de construir o instrumento, dá pra montar uma dupla ou uma banda e fazer um show na sala de estar!


Além de brincadeiras, dependendo da idade, você pode repassar com seu filho algumas atividades importantes para manter a rotina dentro de casa, como arrumar a cama, organizar os brinquedos, dar água para as plantas e até auxiliar em algumas tarefas domésticas como tirar a mesa o varrer o chão. 

E você? Tem sugestões do que fazer para passar esse tempo em casa com o seu filho?
Tem alguma brincadeira para compartilhar com a gente? Escreva aí!

Compartilhe nas Redes: