Blog da Dedeka
Tags por assuntos
- Tecidos
 - Acampamento
 - Adoção
 - Alimentação
 - Bebê
 - Brincadeiras
 - Brinquedos
 - Chá de Bebê
 - Cinema
 - Coleções Dedeka
 - Cringe
 - Decoração
 - Dica de Leitura
 - Durar e doar
 - Educação
 - Eu faço suas roupas
 - Fashion Revolution
 - Festa
 - Filme
 - Férias
 - Gestação
 - Halloween
 - Histórias
 - Internet
 - Inverno
 - Literatura
 - Lojista
 - Maternidade
 - Maternidade Sincera
 - Meio Ambiente
 - Millennials
 - Moda
 - Montessori
 - Música
 - Natal
 - Natureza
 - Organização
 - Outono-Inverno 2019
 - Passatempo
 - Pets
 - Primavera-Verão 2018/2019
 - Páscoa
 - Quartinho do bebê
 - Receitas
 - Responsabilidade Ambiental
 - Responsabilidade Social
 - Saiu na mídia
 - Seleção de modelos
 - Sono
 - Trilhando Aventuras
 - esporte
 - recém-nascido
 - Summer
 - Criança
 
#Dica de leitura: A literatura pode ajudar na hora do desfralde
Voltar
									
	O processo do desfralde é um passo muito importante para o desenvolvimento das crianças. É um grande momento de autonomia e precisa ser feito de forma tranquila. Muitas vezes não sabemos como fazer, como dialogar sobre esse assunto e nem como introduzir o penico ou o vaso sanitário no cotidiano dos pequenos.
	
	A hora do desfralde deixa os pais, principalmente os de primeira viagem, um pouco perdidos. A literatura pode ajudar nesse momento e transformá-lo num acontecimento lúdico e sereno. Indicamos três obras do autor Guido van Genechten, publicados no Brasil pela editora Brinque-Book, que podem introduzir o assunto para os pequenos e também orientar os pais para o desfralde.
	
	
O que tem dentro da sua fralda?
	Este livro trabalha de forma bem divertida aquele momento de transição em que a criança ainda usa a fralda e também o penico. Um ratinho muito curioso (como toda criança) quer descobrir o que tem dentro das fraldas dos seus amigos. Então, o ratinho procura o coelho, a cabrita, o cachorrinho, o bezerro, o potrinho e o porquinho, e de forma bem-educada pede para dar uma espiada. Todas as fraldas estão cheias de cocozinhos! Diferentes cocozinhos mostrando a diversidade de algo que todo mundo faz!
	Esse livro é interativo. Algumas ilustrações das fraldas possuem abas removíveis e a criança pode abrir e enxergar esses diferentes cocozinhos dentro das fraldas. A brincadeira do esconder e mostrar é diversão garantida para os pequenos!
	Depois de ver todas as fraldas dos amigos o ratinho é questionado sobre o que tem dentro da sua. Para a surpresa de todos os animais a fralda do ratinho está vazia. Nesse momento ele apresenta o penico para seus amigos demonstrando que mesmo usando fraldas ele já está fazendo suas necessidades nesse objeto. Penico apresentado, todos os amigos querem experimentar!
	
Um presente incrível!
Nessa obra papai e mamãe elefante chegam em casa com um super presente para o seu filho elefantinho. Ao abrir o pacote, ele encontra um penico vermelho. Mas para que serve um penico? Sem saber, começa a usar o presente de diferentes formas: chapéu, volante, copo gigante e aquário. Até o momento em que o papai elefante intervém. Mostra como usar o penico e sua serventia para fazer xixi e cocô. Encantado com o presente e com essa possibilidade de uso, o elefantinho tenta utilizar sozinho o penico. Primeiro xixi, depois cocô! A história mostra a busca pela autonomia, incentivada com afeto pelos pais e observada por um peixe que está no aquário e tem diferentes reações a cada ação desse fofo elefantinho.
	
	
Apertado
Esse terceiro livro aborda a passagem do uso do penico para o vaso sanitário. A história apresenta um cachorro que já não usa mais fraldas mas está muito apertado para fazer as suas necessidades. Ao procurar o seu penico, descobre que sua irmã está sentada nele. A cada página o autor apresenta a saga do cachorro atrás de um penico desocupado. Mas todos estão ocupados! Tem rato, sapo, zebra, girafa, elefante ocupando os penicos. De repente o cachorro encontra a porta do banheiro e ele está desocupado. Como o aperto pra fazer xixi e coco é tão grande ele se aventura a usar o vaso pela primeira vez. Após usar, limpa bem o bumbum, dá descarga e anuncia todo orgulhoso: “Mana! Pode ficar com o meu penico! Eu não preciso mais dele!” Um grande passo de autonomia! A obra traz diferentes expressões que muitas vezes repetimos quando vamos ao banheiro “tem gente”, “com visita”, “trabalhando”...
O desfralde sem traumas é fundamental no desenvolvimento da confiança para a criança conhecer o seu corpo e como ele funciona. Indicamos também a leitura do artigo Desfralde sem traumas: dicas de mães sobre como começar que está lá no Blog do Clube Quindim.
	
Volnei Canônica
Presidente do Instituto Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil
	@institutodeleituraquindim
	facebook.com/institutodeleituraquindim
	 



