Blog da Dedeka

Voltar
15/05/2020

#Dica de leitura: É hora de dormir... e agora?

#Dica de leitura: É hora de dormir... e agora?

Por Volnei Canônica.

O sono é muito importante em qualquer fase da vida humana, sobretudo para as crianças. Quando está acordada, a criança realiza inúmeras descobertas de sons, texturas, gostos, cheiros, sentimentos, limites e possibilidades do próprio corpo. É durante o sono que o corpo libera substâncias do crescimento, transforma as vivências do dia em aprendizados, e equilibra o organismo.

Portanto, principalmente nesse tempo conturbado de isolamento social em que os afazeres do dia-a-dia estão meio atrapalhados, é necessário estabelecer uma rotina para o sono. Desligar os aparelhos como smartpnhones, tablets, computadores, TV, no mínimo 30 minutos antes de dormir. É importante diminuir o movimento, os sons e a luminosidade da casa. Ler uma história. Todas essas ações podem contribuir para a qualidade na hora de dormir.

Veja três dicas de livros que falam sobre a hora de dormir.

 

Não vou dormir

Nem sempre é fácil colocar a criança na cama, não é? A história Não vou dormir, escrita por Christiane Gribel e ilustrada pro Orlando Pedroso mostra uma menina agarrada ao seu ursinho que se nega a obedecer sua mãe: “A mamãe me mandou para cama. Mas isso não significa que eu vou dormir. Eu não vou dormir.”
Nenhuma criança gosta de interromper a atividade que está fazendo para ir dormir. Principalmente se for uma atividade divertida.
O livro tem um diálogo perfeito entre a palavra e a imagem. A tensão entre a criança e o adulto se estabelece pela ordem da mãe. O leitor, ao passar as páginas, encontra uma história de resistência sobre os limites impostos pelo corpo e pelas regras dos pais. A criança está o tempo todo testando esses limites. O ilustrador Orlando foi genial em colocar o leitor no mesmo ângulo da personagem. As ilustrações funcionam como o fechar e abrir das pálpebras de quem está caindo de sono mas não quer dormir. 

Não vou dormir
Escritora: Christiane Gribel
Ilustrador: Orlando Pedroso
Editora: Global

 

 

 

 

Muito cansado e bem acordado

Qual é o pai e qual mãe não vivenciou a cena da criança visivelmente cansada, sonolenta, mas que procura uma desculpa para burlar a hora de dormir?
O livro Muito cansado e bem acordado, da autora Susanne Straber, apresenta esse momento. Na capa já percebemos que dos seis animais que estão deitados na cama, cinco estão sonolentos e um está com os olhos bem arregalados. Um a um, esses animais vão saindo da cama com a desculpa de terem esquecido algo. Essa é uma história acumulativa onde as cenas se repetem com os diferentes animais. Um recurso literário que ajuda a criança a entender a mensagem principal da obra. Os pais podem aproveitar ainda para brincar com a sonoridade das onomatopeias.


Muito cansado e bem acordado
Autora: Susanne Straber
Tradução: Julia Bussius
Editora: Companhia das Letrinhas

 

 

 

O urso sonolento
Vamos falar daquela hora em que as crianças querem dormir e muitas vezes não conseguem. Existem momentos em que as famílias estão fora de casa ou em passeio e torna-se difícil organizar a rotina. Mas também tem hora em que bate um soninho e não é o horário normal da criança dormir. E já se é sabido que ao dormir fora da hora pode-se perder o sono à noite.
O urso sonolento, do autor Nick Bland, conta a saga desse personagem que se prepara para hibernar no inverno. Ao tentar dormir o urso é atrapalhado por uma raposa. A história é uma aventura cheia de surpresas! As ilustrações caracterizam as expressões dos personagens e o texto, construído com rimas, apresenta muitas onomatopeias para trabalhar com as crianças.


O urso sonolento
Autor: Nick Bland
Tradução: Gilda de Aquino
Editora: Brinque - Book

 

 

 

 

Volnei Canônica

Presidente do Instituto Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil

@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim

Compartilhe nas Redes: