Blog da Dedeka

Voltar
07/01/2020

#Dica de leitura: Férias, diversão e criatividade

#Dica de leitura: Férias, diversão e criatividade

Malas prontas? Viagem pra praia, pro campo? Ou curtir um clube? Como está a programação das férias? Independente de onde será, uma coisa é certa: Você terá mais tempo para curtir as crianças!

As férias são um ótimo momento para o adulto perceber o quanto a brincadeira tem de ser levada a sério. Além de ser um momento de afeto, de diversão, e para relaxar, é pela brincadeira que a criança simula o seu dia-a-dia, suas referências, as coisas que já já fazem parte do seu repertório, e sua curiosidade sobre a vida.

Essa é uma boa dica: aproveitar as férias para inventar brincadeiras em família, ou, ainda, resgatar aquelas brincadeiras que você curtia com seus pais quando era pequeno. A leitura compartilhada de um bom livro é diversão garantida e sempre sugere muitas atividades. Para soltar a imaginação e incentivar muita liberdade e criatividade nessas férias, Volnei Canônica, especialista em literatura infantil e presidente do Instituto de Leitura Quindim dá três dicas de livros. Confira abaixo:

 

QUANDO A FAMÍLIA SAI DE FÉRIAS
Você já se perguntou o que acontece quando a família sai de férias? A casa fica vazia. Será?
Neste livro toda a família sai de férias e a casa supostamente fica vazia. Mas é só fechar a porta que as fotografias tomam vida e se divertem. A história mostra que diferentes gerações podem brincar juntas. Que todos gostam da liberdade para criar, de estar com outras pessoas, de fazer atividades, de ter tempo para o lazer.
Esta história é um estímulo à imaginação dos leitores. Possibilita um novo olhar sobre os objetos, sobre as imagens, sobre as pessoas. Um olhar sobre o estar presente e ausente, um olhar entre gerações, entre o agora e o passado.
Este é um livro de imagens que brinca com as cores vibrantes dos objetos da casa, contrastando com as fotografias em branco e preto antes aprisionadas no porta-retrato.

QUANDO A FAMÍLIA SAI DE FÉRIAS
Autora: Naja Celija
Editora: Pulo do Gato




FAZ DE CONTA
Um menino está brincando na praia e construindo um castelo de areia. De repente, um galho trazido pelo seu cachorro se transforma em um convite para uma grande aventura. Perceba como os autores construíram a narrativa dessa história. Nas primeiras páginas o menino faz um castelo na areia. Mas quando ele tem a ideia de usar um galho, a imaginação viaja de forma diferente. Ele vivencia novas histórias. Repare como as ilustrações ganham cor e muitos detalhes quando passam a representar a imaginação do menino. Um jogo entre o real e o imaginado! Uma boa dica para as crianças exercitarem mais o seu imaginário é oferecer objetos que não tenham sentido por si só, mas que precisem da imaginação. Potes, caixas, linha, panos convidam as crianças a brincar e construir novos sentidos para esses objetos. Faz de conta é outro livro de imagem que narra a importância da brincadeira como um ato de liberdade!

FAZ DE CONTA
Autores: Tino Freitas e Romont Willy
Editora: SESI-SP




UM MAR DE GENTE

Você lembra como foi a sua primeira experiência com o mar? Esse livro conta a história de uma menina que sai de uma região de montanhas e encontra o mar e muitas pessoas diferentes. Brincar com a areia, provar a água salgada, sentir a brisa, o sol, ver tantas pessoas diferentes no mesmo lugar é uma experiência que pode ser inédita mesmo não sendo a primeira vez que se vai à praia. Uma das inquietudes da personagem é a relação entre o infinito e o finito. Quem nunca olhou a linha do horizonte e perguntou onde aquela imensidão acaba? O que tem do outro lado? Um texto poético, divertido e cheio de questionamentos. As ilustrações feitas com recortes e colagens apresentam diferentes texturas, formas e relevos que dão movimento à história.

UM MAR DE GENTE
Autores: Ninfa Parreiras e Suppa
Editora: Rovelle



Planejar as férias pensando em diferentes momentos de troca entre o adulto e a criança é muito importante. Férias são para ler histórias, fazer piquenique no parque, desenhar, aproveitar o calor e fazer guerrinha d’água, cozinhar com a ajuda da criança, visitar um parente e muito mais. Tudo é motivo de diversão em família. Curtam as férias!



Volnei Canônica

Presidente do Instituto Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil

@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim

Compartilhe nas Redes: