Blog da Dedeka

Voltar
02/12/2019

Dica de Leitura: Jardins, de Roseana Murray e Roger Mello

Dica de Leitura: Jardins, de Roseana Murray e Roger Mello

O Blog da Dedeka conta a partir de hoje com dicas de leitura do especialista em literatura infanto-juvenil e presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica. E pra começar essa parceria com o pé direito, o Volnei trouxe pra gente uma dica muito especial! Confira: 

 

 

 

 

Vamos cuidar do jardim?
por Volnei Canônica

jardins


O livro Jardins é um convite à leitura da poesia, da palavra e da imagem. Uma parceria de Roseana Murray e Roger Mello, publicado pela editora Global. A capa é uma provocação sinestésica, possibilitando à criança explorar com a ponta dos dedos a textura do papel e os espaços do recorte das folhas. Sugere um espiar por entre folhas, entrecortando imagens para perceber nos detalhes as diferentes cores, formatos e texturas que uma planta ou um jardim pode oferecer. O laço vermelho transforma o livro em um objeto-embalagem. Realmente, a obra é um presente feito por dois grandes artistas!


Crédito: Julio Soares/Objetiva Fotografias


Ao desfazer-se o laço, a criança mergulha num vermelho intenso e encontra uma rãzinha. Essa imagem já anuncia a imensidão da biodiversidade do nosso planeta e a necessidade de ir ao pequeno, ao detalhe. Podemos encontrar nas imagens personagens da fauna e da flora brasileira como o araçari, periquitos, micos, pepalantos, o mulungu e a paineira. Mas também, muito da diversidade e de ecossistemas de outros países.


Filomedusa abre o universo dos Jardins

 

A cada virada de página descobrimos diferentes jardins: o japonês, o jardim secreto, o de labirintos, o da Índia, árabes e andinos. O leitor percorre as palavras, as imagens, os vazios como um jardineiro que prepara a terra e rega suas flores, suas plantas.

“Entre no jardim secreto,
é lá que vive o eterno luar,
as assombradas caravelas,
as flores imperfeitas do amor.”

O livro traz quinze poemas que instigam o imaginário do leitor.  O jardim, assim como a poesia, são expressões artísticas por onde os povos caminham. São lugares de meditação e de contemplação. Dar o livro Jardins para crianças é valorizar as belezas que a natureza entrega a todos. É chamar a atenção para que tanta diversidade não seja destruída pelo homem. Os jardins são lugares de vegetais, animais, pessoas e civilizações. São espaços que refletem a cultura dos povos.

As ilustrações do livro foram feitas por um dos mais importantes artistas do mundo. O brasiliense Roger Mello, ganhador do prêmio internacional Hans Christian Andersen – considerado o Nobel da Literatura Infantil, esculpiu com o seu traço diferentes jardins do mundo. Os desenhos contrastam com a cor da página realçando assim os detalhes de flores, folhas, caules, animais. É como se o ilustrador Roger Mello entregasse ao leitor uma lupa para perceber as diferentes texturas desses jardins, dando às imagens quase uma tridimensionalidade.



Crédito: Julio Soares/Objetiva Fotografias

Após ler a obra Jardins, uma grande aventura será levar as crianças para olhar o quintal, os parques, ou até mesmo aquele vasinho de plantas na janela das casas. Olhar de perto as flores, as plantas, os seres que vivem nesse cenário. Sentir o perfume, as texturas, colocar a natureza próxima do toque da criança é permitir que ela descubra um mundo inteiro!

Roseana Murray e Roger Mello oferecem a arte da natureza para a criança!

O livro ganhou inúmeros prêmios como:
-  Prêmio Melhor Livro de Literatura Infantil 2002 | Academia Brasileira de Letras - ABL
- Prêmio Melhor Projeto Editorial 2002 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ
- Menção Altamente Recomendável 2001, categoria Poesia | FNILJ
- Finalista do Prêmio Jabuti 2002, categoria Ilustração | CBL
- Incluído no catálogo Lire en V.O. 2010: livres pour la jeunesse en portugais
(IBBY France)

 

 

Volnei Canônica

Presidente do Instituto Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil 

@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim

 

 

 

E mais: O livro Jardins foi a inspiração pra coleção cápsula Quindim Dedeka. Uma novidade que traz os traços filosóficos de Roger Mello em pijamas, acessórios para bebês e camisetas infantis unissex. Confira essa novidade:

Conheça a Coleção Quindim Dedeka
Compartilhe nas Redes: