Blog da Dedeka

Voltar
14/10/2020

#Dica de leitura: Livros que falam de livros

#Dica de leitura: Livros que falam de livros

Por Volnei Canônica

As dicas de leitura no mês das crianças são sobre livros que falam de livros! São livros pra todos os dias. Livros para ressignificar a casa e os dias neste momento de isolamento social. Vamos aproveitar e habitar uma boa história, dentro da poesia, vendo os dias passarem com mais leveza?


Um livro pra gente morar
Seleção e organização Silvia Oberg e ilustrações de Daniel Cabral, publicado pela Editora Positivo.

Uma seleção incrível de poemas que transformam o lar em um lugar ainda mais especial. A obra reúne grandes poetas como José Paulo Paes, Roseana Murray, Henriqueta Lisboa, Sylvia Orthof, Ricardo Azevedo, Paulo Leminski e muitos outros. Poemas que rimam e outros nem tanto, mas todos constroem com as palavras e suas sonoridades um universo de fantasia e de significados para as diferentes moradas do ser. O talentoso ilustrador Daniel Cabral brinca com as formas geométricas, com as diferentes texturas e cores como um grande arquiteto. As imagens e o projeto gráfico deste livro causam um efeito de tridimensionalidade, fazendo leitores se sentirem como moradores. Como a poeta Roseana Murray afirma no último poema da obra: “O livro é a casa onde se descansa do mundo”.



 

Um livro para todos os dias
Autores: Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, publicado pela Editora Peirópolis.

Essa obra é encantadora! Um livro que convida crianças de todas as idades a pensarem em como está sendo o seu dia. Cada virada de página mostra como a ficção se faz necessária para que possamos entender melhor e acolher o que estamos vivendo. Tem dias que são mais alegres e não paramos de falar, que estamos rodeados de amigos e foram feitos para ser relembrados com carinho e saudade. Mas tem dias quase vazios, meio surreais, em que precisamos recomeçar, tudo do princípio. A cada nascer do sol um novo dia se desenha, não só no horizonte, mas dentro de nós. Este livro acolhe os diferentes sentimentos que atravessam nossos dias. Um livro poético, trazendo grandes questionamentos filosóficos em frases, e imagens impactantes feitas pelos artistas portugueses Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho. A escritora e o ilustrador mostram uma relação tão afinada entre palavra e imagem que as páginas se transformam em quadros únicos, contribuindo para expandir o pensamento e a leitura da essência contida em cada página.

 

 


Volnei Canônica

Presidente do Instituto de Leitura Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil

@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim

www.institutoquindim.com.br

Compartilhe nas Redes: