Blog da Dedeka
Tags por assuntos
- Tecidos
- Acampamento
- Adoção
- Alimentação
- Bebê
- Brincadeiras
- Brinquedos
- Chá de Bebê
- Cinema
- Coleções Dedeka
- Cringe
- Decoração
- Dica de Leitura
- Durar e doar
- Educação
- Eu faço suas roupas
- Fashion Revolution
- Festa
- Filme
- Férias
- Gestação
- Halloween
- Histórias
- Internet
- Inverno
- Literatura
- Lojista
- Maternidade
- Maternidade Sincera
- Meio Ambiente
- Millennials
- Moda
- Montessori
- Música
- Natal
- Natureza
- Organização
- Outono-Inverno 2019
- Passatempo
- Pets
- Primavera-Verão 2018/2019
- Páscoa
- Quartinho do bebê
- Receitas
- Responsabilidade Ambiental
- Responsabilidade Social
- Saiu na mídia
- Seleção de modelos
- Sono
- Trilhando Aventuras
- esporte
- recém-nascido
- Summer
- Criança
#Dica de leitura: Pais e o processo de alfabetização
Voltar
Por Volnei Canônica.
As dicas de livros do mês de agosto ajudam os pais e as crianças no processo de alfabetização. O isolamento social e as aulas à distância exigem mais ainda o acompanhamento dos pais no processo de aprendizagem dos seus filhos. Que tal três dicas de livros incríveis, feito com arte, para se divertir e ainda ajudar as crianças a aprender?
As dicas de leitura são do artista plástico paulistano Marcelo Cipis, um dos mais premiados autores da literatura infantil brasileira, pelo qual tenho uma profunda admiração. Podemos encontrar nas obras de Cipis ilustrações que dialogam com a linguagem dos quadrinhos, dos cartazes, dos logotipos, explorando o contraste das cores, as formas, conceitos de arquitetura e de história da arte.
O livro do alfabeto
O livro do alfabeto é uma obra na qual Cipis explora a arquitetura e o formato da letra e sua poética, interagindo com a imaginação do leitor. O A no avião voou, o L no livro imaginou, o F no farol iluminou caminhos, o A novamente voou no avião, o B na bola rolou, o E no edifício morou, o T na TV se popularizou, e, finalmente, o “O no Olho” ou nos óculos viu todo o alfabeto desfilar. De A a Z, realidade e imaginação. Dessa maneira, Marcelo convida seu leitor a explorar muitas possibilidades.
O livro dos números
Brincar de contar, de ler e de desenhar é uma proposta gostosa para se aprender. Todos se divertem: criança, pais, avós, tios... O livro dos números traz uma relação entre palavras, números e ilustrações que diverte e estimula a imaginação da criança no processo de aprendizagem. Uma obra que possibilita muitas leituras e instiga o leitor a adivinhar a próxima sequência. Um chapéu, um dedo, duas árvores, dois dedos, três ovos, três dedos, quatro gatos, quatro dedos, cinco botões, cinco dedos, seis buracos, seis dedos, sete planetas, sete dedos, oito maçãs, oito dedos, nove lápis, nove dedos e assim sucessivamente… Aprender brincando é sempre a melhor forma! Um livro para descobrir símbolos e outras representações.
O livro das formas do Sr. Formalindo
A partir de uma forma geométrica tudo pode ser construído e transformado. O quadrado, o triângulo, a circunferência, o retângulo e outras formas geométricas apresentam um mundo concreto, real, possível, mas também um mundo imaginário, abstrato. O autor brinca com o que existe e com o que pode existir. Convida o leitor a construir diferentes mundos. Não só o mundo real, como também o mundo abstrato, imaginário. Uma proposta para o leitor ser o construtor do mundo que quer viver!
Todos os três livros estão publicados pela Editora Global. Boa leitura!
Volnei Canônica
Presidente do Instituto de Leitura Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil
@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim