Blog da Dedeka

Voltar
07/01/2021

#Dica de leitura: Que saudades do mar!

#Dica de leitura: Que saudades do mar!

Por Volnei Canônica
Estamos em um momento de pandemia, de isolamento social, o que deixa as férias um pouco mais difíceis de serem curtidas com a liberdade que tínhamos. Não vamos poder nos divertir todos juntos na praia ou nos clubes. Mas o período do verão chegou e junto com ele o sol, a vitamina D e uma vontade de se jogar na água. Não é possível, no entanto, esquecer todos os cuidados para atravessar a estação mais quente. As dicas de livros para o mês de janeiro chamam a atenção para esse momento de liberdade e saudades do mar.




Maré Baixa, Maré Alta
– Escrito por Ana Maria Machado, ilustrado por Marilda Castanha e publicado pela editora Global, esta obra apresenta o dia da personagem Luísa na praia. Acompanhada de seus pais ela observa a movimentação das ondas, o comportamento das pessoas, constrói castelos e mergulha no mar. Uma história que podemos conhecer muito bem. Mas através do olhar da Luísa, a escritora Ana Maria Machado chama a atenção para a importância do momento, do movimento que constrói, podendo também desfazer tudo. Da possibilidade de repetir o encontro em outro dia, da presença da natureza e da intervenção do homem e as marcas que ele deixa nela. Uma história sensível, com belas imagens que faz a gente perceber o efêmero e valorizar o mar e suas riquezas.







Filhotes de bolso saem de férias – Escrito por Margaret Wild, ilustrado por Stephen Michael King e editado pela Brinque-Book, o livro traz a história do seu Totó e seus dois filhotes de bolso, os cachorrinhos Bife e Bufe. São filhotes de bolso porque seu Totó tem um casaco xadrez com dois bolsos enormes onde transporta os cachorros. Quando eles saem de férias vão para a praia e se divertem sem parar. Constroem castelos de areia, pescam, passeiam. Mas, por um descuido, seu Totó deixa seu casaco na areia e a maré alta o carrega. Somente na hora de ir embora é que seu Totó percebe o sumiço do casaco e todos ficam muito tristes. Bife e Bufe chegam a sonhar com o casaco sendo engolido por um tubarão ou virando casa de caranguejo. Mas acordam bem cedinho e voltam para a praia para iniciar uma aventura de resgate ao casaco. Será que vão conseguir? Uma história que fascina toda a família e as ilustrações constroem um diálogo com essa grande aventura. 


 

Boas leituras! Boas férias! Mas não esqueça de se cuidar. A pandemia logo vai acabar.

 


Volnei Canônica
Presidente do Instituto de Leitura Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil


Saiba mais:
@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim
www.institutoquindim.com.br

Compartilhe nas Redes: