Blog da Dedeka

Voltar
07/02/2020

#Dica de leitura: Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente

#Dica de leitura: Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente

A dica de leitura de hoje é sobre uma história que atravessou o oceano e chegou no Brasil! Ela fala sobre um dos espaços mais gostosos pra gente morar: a biblioteca!

O que cabe em uma biblioteca? A escritora e ilustradora portuguesa Mafalda Milhões nos apresenta muitas possibilidades. Sabe aqueles meninos e meninas que não param quietos? E aquele leitor que é fisgado por uma história emocionante e não consegue parar de ler? Eles cabem na biblioteca.



Na biblioteca cabem histórias clássicas, contemporâneas, histórias de pescadores e de avós. Cabe o rico e o pobre, o anão e o gigante. E cabe também você que gosta de ler ou você que ainda não se encantou com o universo da leitura.


O livro Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente mostra como o espaço da biblioteca é democrático e um equipamento social fundamental para a educação e cultura de todos. As ilustrações da obra são marcantes e ressaltam a personalidade das personagens. Mafalda Milhões trabalhou um mix de materiais como lápis de cor, colagem de tecido e papel e linhas coloridas.

Como a ideia foi transformar a biblioteca em uma casa viva, cheia de pessoas, a ilustradora quase não usou cenários para contar a história, mas jogou cores no fundo das páginas que ajudam a recortar as personagens colocando-os em destaque para o olho do leitor.

A versão brasileira da obra ganhou um tamanho maior que o original. A editora Abacatte teve um cuidado todo especial em entregar aos leitores brasileiros um livro com um bom acabamento, com cantos arredondados, num papel de gramatura mais grossa, transformando o livro em um objeto encantador para os olhos e gostoso de manusear.

O jogo entre palavras e imagens dessa obra é fantástico!
Uma história que diverte, encanta e aguça o imaginário de crianças e adultos. Uma história que fala da diversidade e da inclusão.

Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente
Autora: Mafalda Milhões
Editora: Abacatte

 

 

 

 

 

 

 

Volnei Canônica

Presidente do Instituto Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil

@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim

Compartilhe nas Redes: