Blog da Dedeka

Voltar
07/02/2021

#Dica de Leitura: Volta às aulas com literatura!

#Dica de Leitura: Volta às aulas com literatura!

Por Volnei Canônica

As aulas estão voltando, seja de forma presencial ou online, e, com elas, o encontro com os colegas, com os professores, com as letras, com as imagens e com o conhecimento. Muitas coisas legais acontecem na escola e uma delas é conhecer novas histórias que estão guardadas nos livros, esperando um leitor, ou aproveitar para reler histórias que gostamos tanto. Para comemorar essa volta às aulas, com todo o cuidado necessário por causa da pandemia, indico três livros que falam do universo escolar e que faz parte do desenvolvimento de todas as crianças. 

 

A professora encantadora

Texto: Márcio Vassallo
Ilustrações:  Ana Terra
Editora: Abacatte

O escritor e jornalista Márcio Vassallo narra, numa linguagem poética, a história da professora Maísa. Todo adulto tem na sua lembrança uma professora ou professor que, pela forma de falar, de ensinar e pelo afeto, marca a sua vida. Maísa é essa professora que sabe encantar os alunos e respeitar o processo de aprendizagem de cada criança. Uma professora com o olhar atento ao mundo e que prepara os alunos para o futuro. Uma professora que fala sobre estranhezas, esperas, suspiros e silêncios. Ensina como ver os significados escondidos das palavras. No traço das ilustrações de Ana Terra também percebemos esse afeto e a importância da relação adulto e criança, da troca de conhecimento e da educação para a construção da cidadania.

 

Já sei ler!

Autora: Patricia Auerbach
Editora: Brinque-Book

A descoberta é algo maravilhoso. Somos seres capazes de armazenar conhecimento e transformar nossa realidade por meio dele. Juntar as primeiras sílabas, construir as primeiras palavras, encontrar os seus significados, formular uma frase e compartilhar com o colega, com a professora, com os pais, são momentos únicos na vida das crianças. Quem se lembra de como foi essa conquista? O livro de Patricia Auerbach traz o curioso menino Tobias, que compartilha com o leitor a alegria do aprendizado. Depois de saber ler e escrever, o mundo de Tobias se amplia e ele começa a desbravar novas conquistas. Agora, de posse das letras e suas possibilidades, o menino se vira escrevendo recados, não troca mais o sal pela pimenta e se comunica com o Papai Noel. Um livro ilustrado que revela como a curiosidade e o conhecimento andam juntos. 

 

UÊBA! Voltando da escola
Autor: Orlando Pedroso
Editora: Global

Uêba! Um livro de imagens que narra o percurso de um menino e suas descobertas ao retornar da escola. As primeiras páginas do livro mostram um menino que caminha, sem pressa, com sua mochila nas costas. Mas essa tranquilidade está prestes a mudar. Que criança resiste a uma poça d’água? Já dá pra imaginar o tamanho da alegria desse menino. O artista Orlando Pedroso cria com traços espontâneos, originais e muito humorados essa aventura. A escola proporciona muitas experiências e vivências, mas o deslocamento também faz parte do processo de aprendizagem e leitura de mundo.

 

Voltar às aulas com literatura é sempre prazeroso e pode contribuir muito no processo de alfabetização das crianças e na construção de sentidos e significados. Aproveite esse novo ano letivo com seus filhos contando muitas histórias.

 

Volnei Canônica
Presidente do Instituto de Leitura Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil

Saiba mais:
@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim
www.institutoquindim.com.br

 

Compartilhe nas Redes: