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Elementos lúdicos na moda infantil

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Publicado em: 28/07/2022
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Quando você olha para a vitrine de uma loja de roupas infantis, certamente vai reparar que as peças de roupa para criança têm algumas características bem marcantes. Em geral, há várias cores, elementos e texturas que passam a ideia de diversão, encantamento e brincadeira.

O universo infantil permite essa viagem, onde é possível ir além do vestir. É tornar a roupa um instrumento para brincar e explorar meios de desenvolver o aprendizado da criança de forma visual e sensorial.
Neste texto vamos falar um pouco sobre o uso e aplicação de elementos lúdicos na moda infantil e como a Dedeka faz isso, sem deixar de lado o mais importante: o conforto e a qualidade.
 

Moda pra criança, sim!

Ao criar uma peça de roupa para a criança, é preciso levar em conta vários aspectos dessas faixas etárias. Primeiro deles, é que crianças não são adultos pequenos. Criança gosta é de brincar, de correr, de se jogar!

Então, a modelagem precisa ser confortável, permitir liberdade de movimento. Ela não pode ser incômoda, nem ter elementos que atrapalhem e que possam machucar o bebê ou a criança. A Dedeka leva em conta esses detalhes até mesmo na hora de colocar a etiqueta.

Sempre que possível, as informações são impressas no próprio tecido pra evitar aquela etiqueta pinicando.
Em casos onde o tecido não absorve esse tipo de processo, as etiquetas são colocadas em locais estratégicos, que não incomodem a criança.
(Crédito: Acervo Dedeka)



O aspecto sensorial

Especialmente quando a criança ainda é pequena, trabalhar os sentidos é parte do seu processo de aprendizagem. E a roupa pode auxiliar nisso através das cores, das formas e da sensação tátil. Sentir diferentes texturas e identificar figuras é uma maneira de estimular percepções  e criar associações. Por exemplo, quando o tecido é fofinho e passa uma sensação de conforto, quando uma aplicação tem uma forma de urso, quando ele tem algum elemento interativo, etc...


Uma das novidades da coleção de inverno trabalha essa mistura de texturas de tecidos, pensando não só na questão de tendência,
mas também no apelo tátil, de identificar texturas e formatos diferentes.

O uso de traços da estampa em relevo também é uma forma de trabalhar a identificação de formas e desenhos.

Para os bebês, acessórios associados à segurança - como as naninhas - devem ser pensados com todo o carinho. São objetos reconhecidos pela criança como algo que traz paz, conforto e que estão sempre próximos. Por isso, a Dedeka traz junto a esse paninho feito em tecido nobre (Suedine Prime), elementos fofinhos em formatos diferentes e cores suaves, para que possam trazer ao mesmo tempo aconchego e o despertar sensorial.

   

A naninha é uma grande companheira do bebê. Na naninha da Dedeka ainda é possível prender a chupeta (foto acima).



Além da imaginação

O uso de elementos lúdicos também é uma forma de estimular e brincar com o imaginário. Peças com aplicações que lembram dinossauros são um convite para que a criança possa trabalhar o aspecto da fantasia, de incorporar um personagem. Replicar seus gestos, seus sons, suas ações e trazer como brincadeira com os familiares e amigos.

O pijama da dinocórnia, por exemplo, traz aplicações que lembram um dinossauro. Além disso, o uso de cores mais românticas e a mistura com o elemento mágico do unicórnio dão uma roupagem mágica à estampa, transformando um animal pré-histórico em um personagem simpático e fofinho.

Ali pelos 3 anos de idade, vem a fase dos porquês. A criança quer entender porque as coisas são, estão e parecem ser. Então, nada mais educativo do que se utilizar de elementos que brinquem e façam o jogo esconde-esconde. Uma forma de aguçar a curiosidade dos pequenos.


Achou! Os óculos escuros aplicados em tecido são um convite a perguntar: “o que tem embaixo??”



Estampas: Brilha no escuro e glitter

A aplicação de efeitos nas estampas, como o glitter, é muito utilizada principalmente em peças femininas, onde a força da magia ainda é muito forte. O brilho remete ao encanto, ao mundo das fadas e sonhos, que ainda é bastante associado ao universo da menina. O brilha no escuro trabalha a percepção de luz e sombra, estimulando a interação visual com a peça.

E aí? Já tinha ideia da importância que se tem ao trabalhar detalhes lúdicos nas roupas infantis? Além de toda a questão cognitiva, a roupa é instrumento emocional. Ao usar uma peça e associar a coisas boas, saudáveis e divertidas, as crianças criam uma relação de afetividade, que certamente vão remeter a uma época onde o vestir também era uma forma de encantamento e alegria.

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