Blog da Dedeka

Voltar
05/06/2020

Empresas e a responsabilidade ambiental

Empresas e a responsabilidade ambiental

Que é absolutamente necessário proteger e respeitar o meio ambiente, todo mundo sabe (ou deveria saber).
Mas o que de fato as empresas, que são responsáveis por grande geração de resíduos, devem e podem fazer para minimizar seu impacto ? 

Nesse dia tão importante, convidamos a engenheira Renata Lessa da Holus Engenharia e Meio Ambiente pra falar um pouquinho sobre responsabilidade ambiental em empresas.

 

Quem nunca viu essas lixeiras tão lindas e coloridas por aí? Sempre estão nos parques, praças, shoppings, hospitais e em muitos outros lugares do nosso dia a dia. Mesmo elas estando por toda a parte, você sabe qual o significado das cores?

Pois é, muita gente não entende e apenas acha bonito. Essas lixeiras são nosso maior contato e o menor com toda a questão de MEIO AMBIENTE. Maior pois é a mais próxima e visível e menor porque todo mundo sabe que esse assunto é gigantesco e muito importante.


E é devido à essa importância que a ONU consolidou em 1972, durante a Conferência de Estocolmo - que reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais - o Dia Mundial do Meio Ambiente - DMMA para discutir os impactos da ação humana na natureza e os riscos para sua sobrevivência. O DMMA, comemorado em 05 de junho, é uma oportunidade de mostrar às pessoas que elas são responsáveis pelo planeta e fundamentais para promover as mudanças.

E as empresas têm uma grande parcela dessa responsabilidade. Afinal, todo o processo produtivo gera algum tipo de resíduo sólido, efluente industrial, emissão atmosférica que precisa ser gerenciado e precisamos estar sempre atentos com toda a exigência legal que existe por trás.

Por exemplo, é preciso possuir toda documentação necessária e em dia, como: Licença de Operação (SEMMA),tratamento do efluente industrial, gerenciamento dos resíduos sólidos e inclusive o Plano de Resíduos, o famoso PGRS (se não entender, o Google pode ajudar :P). Essas atividades são essenciais para o funcionamento da empresa e estão sempre recebendo atualizações e/ou novas exigências que precisam ser monitoradas. Por isso a importância de atuar junto à uma consultoria ambiental.

As empresas precisam entender que valores de respeito ao meio ambiente incorporados à sua cultura não são apenas uma questão de imagem. É uma questão de responsabilidade com o próximo, uma oportunidade de crescimento e até mesmo de redução de custos. 

As propriedades de um sistema (seres humanos, empresas e meio ambiente) não podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes e sim como um todo.

O todo é maior que a simples soma de suas partes. 


Renata Lessa


Engenheira Ambiental (CREA/RS 185333 | CRQ V 05303377) da Holus Engenharia e Meio Ambiente
renata@holusconsultoria.com.br
www.holusconsultoria.com.br
(54) 3066.4493 | (54) 99170.4180
@_holusconsultoria

 

 

 

 

A Dedeka atende a todas normas e exigências da legislação ambiental para operação e para gestão de resíduos. Além disso, criou em 2006 o MORO NO MUNDO, um programa de qualidade de vida que tem o objetivo de resgatar o que é simples, bom e saudável, fortalecendo a relação entre pais e filhos por meio de ações de responsabilidade social e ambiental.  

Compartilhe nas Redes: