Blog da Dedeka

Voltar
29/10/2018

Festa de Halloween em casa

Festa de Halloween em casa

Com origem inglesa, o Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma festa popularmente conhecida nos EUA, Canadá e Irlanda, que acontece no dia 31 de outubro.
No Halloween as crianças se fantasiam, geralmente com temas relacionados ao universo de terror infantil, para irem de porta em porta pedindo doces, numa indagação bem conhecida: “travessuras ou gostosuras (trick or treat?)”. Ou seja, é uma festa ao avesso, na qual o lema é ser sapeca, pregar peças e poder se vestir de monstro, fantasma, múmia e por aí vai!
 
 
Nessas localidades é comum que as famílias se abasteçam com doces ou guloseimas para presentear as crianças, numa festa bem alegre e divertida. No Brasil, a cultura do Halloween tem se disseminado e é comum nessa época do ano vermos crianças “assustadoras” desfilando suas peraltices. Então, para quem tem interesse em experimentar a curtição do Dia das Bruxas com as crianças, seguem algumas dicas para organizar uma festinha temática em casa.
 
(Reprodução/Pinterest)
 
CORES
As cores utilizadas no Halloween são o alaranjado (a cor que dá energia e força, representando a vitalidade),o roxo (que representa ritual de magia) e o preto (cor dos magos, bruxas, feiticeiras e outros do gênero).
 
OBJETOS DECORATIVOS
A aranha simboliza o destino, a capacidade de seguir em frente. A abóbora representa a sabedoria, a vela é utilizada para espantar os maus espíritos e os morcegos simbolizam a sensibilidade, por não enxergarem.
 
POR ONDE COMEÇAR?
 
(Reprodução/Pinterest)
 
1. Faça um convite de Halloween
Quem não vai adorar receber um convite para uma festa de Halloween infantil? Faça junto com seu pequeno e abuse de imagens alusivas à época como bruxas, vampiros, fantasmas, morcegos, esqueletos, caveiras, aranhas, gatos pretos e, claro, abóboras! E não esqueça de convidar todos os amiguinhos para virem fantasiados.
 
(Reprodução/Pinterest)
 
2. Decore sua casa para receber as crianças
Aproveitando as cores que simbolizam essa data, preencha o espaço onde vai acontecer a festa de Halloween com balões, fitas e até recortes de imagens de morcegos, bruxas, fantasmas e casas assombradas. As crianças adoram contribuir nessa etapa! Faça ainda as famosas abóboras recortadas, dentro das quais você pode colocar uma vela para iluminar o espaço e criar um ambiente assombroso.
 
(Reprodução/Pinterest)
 
3. Um menu simples, mas assustador!
Apetitoso e assustador: essas são as palavras de ordem. Prepare minissanduiches em pão de forma ou minipizzas, mas recorte em formato de morcegos ou fantasmas. Faça ovos cozidos, substituindo as gemas por misturas coloridas, imitando olhos sinistros. Você pode aproveitar biscoitos recheados de chocolate e decorá-los como se fossem aranhas. Disponha frutas e legumes num prato de forma a parecerem caras assustadoras.
 
(Divulgação)
 
4. Crie brincadeiras e jogos
Para entreter a criançada, você pode criar diferentes brincadeiras e jogos, como:
- Trick or treat: improvise uma urna com alguns papéis escritos “gostosuras” e outros com a palavra “travessuras”. Organize todas as crianças em círculo e deixe uma música tocando enquanto eles passam a urna de mão em mão. Escolha um momento e pare a música: se a criança retirar o papel de “gostosura”, ganha um doce. Se for de “travessura”, deverá pagar uma prenda.
- Teia de aranha: é necessário apenas um novelo de lã preta. Diga às crianças para formarem um círculo e peça a uma das crianças para segurar numa ponta da lã e atirar o novelo para outra criança. Assim repete-se até as crianças terem criado uma teia de aranha. O resultado é bem legal!
- Decorar abóboras: aproveite as abóboras em miniatura e distribua para as crianças decorarem, colocando à disposição elementos decorativos e cola.
- Máscaras de papel: papel cartão, tesoura e elásticos já são suficientes para garantir a brincadeira e uma fantasia legal para a criançada!
- Verruga da bruxa: faça um desenho de uma bruxa num rolo de papel pardo, de forma que fique com altura aproximada das crianças. Faça uma fila com a criançada e distribua gomas de mascar. Vende os olhos dos pequenos. Aquele que acertar o chiclete no nariz da bruxa ganha um doce especial!
- Caça ao tesouro de Halloween: o tesouro serão os doces que você pode esconder em todo o ambiente aonde acontecerá a festa.
 
E então, você está preparado para aguçar a criatividade da criançada e receber os amiguinhos para uma comemoração inesquecível e assustadoramente deliciosa?

 

 

Conheça a linha halloween da Dedeka
Compartilhe nas Redes: