Blog da Dedeka

Voltar
30/10/2019

Maternidade sincera: Carreira e Maternidade

Maternidade sincera: Carreira e Maternidade

As mulheres têm ganhado espaço significativo no mercado de trabalho e cada vez mais se destacado em suas atividades, tornado-se peças fundamentais nos negócios e na vida das empresas. Da mesma forma, mantêm-se fundamentais para o desenvolvimento emocional e social dos seus filhos.

Isso caracteriza uma parte dos múltiplos papeis que uma mulher assume frente à sociedade. Por isso mesmo, carreira e maternidade é assunto que tira o sono de uma grande parcela delas! De um lado, se apresenta a necessidade de cuidar e proteger os filhos. Do outro, a preocupação em manter a sua identidade profissional.

Sabemos que, mesmo diante do crescente reconhecimento e espaço conquistado no mundo dos negócios, o mercado de trabalho ainda é bastante desigual entre homens e mulheres. E isso toma ainda mais proporção após a maternidade, uma vez que o meio acaba obrigando as mulheres a fazerem uma escolha que não necessariamente faz parte do seu desejo: ser mãe ou uma profissional?

Ocorre ainda que, após a maternidade, as recém mamães, além de mudarem sua percepção acerca do mundo, sofrem alterações neurológicas significativas. Isto, aliado à pressão do ambiente, acaba gerando angústia e deprimindo muitas mulheres.

Mas como tudo na vida, não há uma fórmula de bolo e não existe uma regra a ser seguida. O fundamental é que cada mãe cumpra com o seu desejo. Se opção foi viver a maternidade em sua plenitude, deve estar em acordo com seu companheiro que assim será. De outro modo, se deseja seguir a carreira, deve estar consciente de sua escolha e dar continuidade à vida profissional.

Vale lembrar que as mulheres, após muito tempo dedicadas ao cuidado dos filhos, podem ter dificuldades em voltar ao mercado de trabalho, fator este que tende a aumentar ainda mais nos próximos anos devido a competitividade e a grande incidência da tecnologia, que resulta em mudanças constantes.

Sendo assim, para as mães que pretendem manter sua carreira, algumas dicas podem fazer toda as diferença:
1. Avalie oportunidades que tenham jornada de trabalho reduzidas no primeiro ano de vida do seu filho. Assim, você poderá manter-se ativa nas duas esferas.
2. Evite atividades profissionais em ambientes hostis, pois assim você aumenta seu nível de estresse e vivencia menos os momentos de prazer com seu filho.
3. Aproveite os momentos de lazer com seu filho e evite distrações. Assim você permitirá sentir o tempo ser aproveitado e não terá a sensação ficar pouco com ele.

Já para as mamães que optarem em cuidar dos filhos e não retornar tão cedo ao trabalho, fiquem atentas a estes detalhes:
1. Deixe espaço na agenda para manter algumas relações de trabalho. Participe de eventos e mantenha seu networking ativo.
2. Não suma do mapa...seja lembrada!
3. Mantenha rotinas bem estabelecidas em sua casa para não perder o padrão do trabalho. Você pode inclusive adotar alguma ocupação que possa trazer renda de casa mesmo, de forma que você continue se sentindo produtiva.

Por fim, descomplique a maternidade e a carreira e viva suas escolhas plenamente e sem culpas. Seus filhos com certeza desejam ver você feliz e realizada, e isso também os deixará orgulhosos de você.  Aproveite o momento!


Aline Cechinato é psicóloga e proprietária da
Prospera Capital Humano e Organizacional
(aline@prosperacapitalho.com.br)
e é mamãe do Carlos Eduardo, de 4 meses ❤️.

Compartilhe nas Redes: