Blog da Dedeka

Voltar
28/06/2019

Método Montessori

Método Montessori

Você já deve ter ouvido falar sobre o método Montessori. Ele está presente no papo sobre educação, brinquedos e até na decoração. Mas é muito mais do que isso. E aqui, falamos brevemente do assunto pra você ter uma ideia.

O Método Montessori foi idealizado pela médica italiana Maria Montessori (1870 - 1952),que aprofundou seus interesses pelos mecanismos de desenvolvimento do aprendizado infantil. Imagine que, numa época em que a educação era marcada por extrema rigidez, Montessori mudou os rumos da pedagogia tradicional ao incentivar o desenvolvimento do potencial criativo desde a primeira infância.


Mas e no que consiste esse método?
Se por exemplo, na escolinha do seu filho tem as mesinhas, cadeirinhas e estantes acessíveis, isso é uma aplicação do método. Ele coloca a criança no centro do processo educativo, respeitando suas necessidades individuais e ressaltando sua capacidade natural de aprender. Ou seja, a palavra-chave é autonomia.

Ele estimula um processo espontâneo a partir das experiências realizadas no ambiente, que deve estar adequado para a criança manifestar seus interesses naturais. Assim, ela aprende fazendo, tudo a partir da própria experiência, de acordo com seu tempo, ritmo, personalidade e individualidade.

Lembrando que pra que isso aconteça, é preciso dar aos pequenos liberdade de escolha para explorar. Os adultos são importantes para auxiliar a criança, mas sem interferir ou influenciar nas suas escolhas.

E como posso aplicar isso em casa?
Se seu filho é capaz, deixe ele fazer sozinho. A criança fica feliz quando se sente capacitada para fazer alguma coisa, como por exemplo, amarrar o sapato, descascar uma fruta, estender a toalha na mesa, etc. Supervisione, mas não fique em cima. Lembre-se que a criança tem o tempo dela pra descobrir a melhor forma de realizar a atividade.

Percorra sua casa adotando a altura de seu filho. Pense em soluções que sejam úteis para que ele mesmo possa se vestir, brincar de forma autônoma, sem necessidade de pedir ajuda.

E que tal deixar os tablets e celulares um pouquinho de lado? Os brinquedos Montessori são uma alternativa bacana e supereducativa. Geralmente são feitos de madeira, com cores bem chamativas e de fácil manuseio. Sua forma lúdica e sensorial estimula a criança a explorar, errar e aprender com o erro. Um exemplo clássico são as torres de construção ou de encaixe.

A filosofia montessoriana não é só uma questão de ambiente ou ferramentas. Ela também é caracterizada por uma educação para a paz. Ou seja: busca contribuir na formação de cidadãos que participem da sociedade e que trabalhem com foco no bem-estar comum. E o maior exemplo nessa tarefa são os pais. Então seja paciente, respeite a criança e o tempo dela. Valorize seus acertos e ajude-o a aprender com os erros. São coisas simples, mas essenciais para o aprendizado e crescimento saudável do seu filho 😊

Compartilhe nas Redes: