Blog da Dedeka

Voltar
20/08/2020

O que é Homewear: conforto como tendência

O que é Homewear: conforto como tendência

Se você leu notícias ou matérias falando sobre moda nos últimos meses, provavelmente ouviu falar muitas vezes do termo homewear por aí. Mas afinal, o que é homewear e por que vem sendo tão comentado?

Como a própria tradução já diz, homewear (ou também loungewear) é "roupa para usar em casa", ou seja, peças que tenham na essência o conforto e aconchego do lar, mas que ao mesmo tempo possam ser práticas e bonitas, para caso você precise receber uma encomenda na portaria ou até mesmo dar uma saída.
 

Esse nome ficou mais conhecido nos últimos tempos devido à pandemia, que obrigou inúmeras pessoas a trabalhar de casa e que buscaram alternativas para os pijamas, querendo algo mais "“arrumadinho”. O Google Trends registrou um aumento de 73% nas buscas pelo termo em comparação com o ano anterior*.

   
Homewear pode ser usada dentro e fora de casa: uma que camisola vira vestido ou pijama que vira abrigo é sinônimo de praticidade.

 


Versatilidade aliada ao conforto

Mas essa procura não é de agora. A pandemia apenas acelerou a busca por esse tendência. O homewear já vinha ganhando força há alguns anos graças aos novos consumidores do mercado de moda: a geração dos millenials (adulto do ano 2000) e a geração Z (o nascido no séc. XXI). Esse perfil busca uma moda mais prática, sustentável, versátil e atemporal, que possa atender às necessidades do dia-a-dia, mantendo o estilo mas sem perder o conforto.


Adolescente e jovens adultos estão em busca de roupas atemporais e práticas para qualquer ocasião.


Homewear não é roupa velha

Sabe aquela história de que a roupa para usar em casa é aquela camiseta velha com alguma propaganda estampada ou aquela calça rasgada? Pois é, esse conceito já era! Alguns consultores de organização, como a japonesa Marie Kondo, no livro "A Mágica da Arrumação" afirmam: roupas assim apenas ocupam espaço, já que precisamos desapegar daquilo que não nos faz mais feliz e que não eleva a auto-estima. E a consultora ainda traz essa reflexão: "É importante estar vestido com harmonia e dignidade em todos os momentos, principalmente dentro de casa, que é o nosso santuário."   



Homewear é para todas as idades!


Homewear infantil

Na Dedeka usamos esse termo há alguns anos para designar o nosso pijama infantil. Exatamente porque acreditamos que pijama não precisa ser usado só pra dormir. Ele pode ser usado como abrigo nos dias mais friozinhos, ou então a parte de cima pode tranquilamente servir como um agasalho ou camiseta - que combina com qualquer jeans, uma bermuda ou uma outra calça mais ajustada. E isso ganha mais força quando falamos de roupas para criança, já que elas crescem rápido e muitas vezes não se consegue aproveitar as peças ao máximo.

    
Aderir ao homewear é uma forma de aproveitar ainda mais as peças, especialmente para crianças.

*Fonte: Google Trends Brasil - comparação entre 1º de abril e 31 de junho de 2019 e 2020

Confira a coleção Homewear Dedeka 2020/21
Compartilhe nas Redes: