Blog da Dedeka

Voltar
23/01/2020

Porque amamos tartarugas

Porque amamos tartarugas

 

 

É consenso que as tartarugas são bichinhos muito queridos para a maioria das pessoas, não é mesmo? Na Dedeka, por exemplo, a gente adora tanto que tem vááários produtos estampados com elas e até já falamos um pouquinho delas aqui no Insta. E, mais do que isso, tem um pessoal aqui que gosta a ponto de mergulhar e praticar snorkeling torcendo pra encontrar esses simpáticos répteis.    

Foi num desses momentos de relaxamento e lazer que nós conhecemos o Tartabinhas, um projeto que monitora as tartarugas que visitam ou vivem no litoral de Bombinhas-SC por meio de foto identificação (captura e recaptura de imagens, mas sem capturar o animal). Essa é uma forma não invasiva que permite acompanhar os hábitos, comportamentos, movimentação entre as praias, tempo de permanência e população na região, além do estado de saúde física aparente das tartarugas.

Você deve estar se perguntando, “como assim”? Como eles sabem que é a tartaruga X e não a Y se não é anexada nenhuma marca de identificação?

Assim como nós temos impressões digitais, as tartarugas também têm marcas que as identificam como seres únicos. São placas localizadas na cabeça, em que a quantidade, as formas e as posições não se repetem.

E sabe o que é mais legal? Qualquer um de nós pode contribuir com o Tartabinhas e ser um “Cidadão Cientista”. Se você encontrar uma tartaruga marinha, seja na areia ou no mar, pode fotografá-la de forma que seja possível visualizar bem os dois lados da cabeça e enviar para a equipe do projeto analisar, juntamente com a data, o local, nome do fotógrafo e se há alguma observação específica, como marcas e feridas na pele, se estava comendo, etc. Com todas essas informações, eles vão verificar se consiste em um indivíduo já conhecido ou novo. Se for um animal já catalogado, o pessoal envia toda a história da tartaruga. Se for um novo avistamento, o voluntário poderá dar um nome à tartaruga e receber um certificado de participação.

E foi isso que aconteceu com a gente! 😊

No dia 22 de junho de 2019, avistamos uma tartaruga (muito fofa, por sinal) na praia da Lagoinha. Filmamos, fotografamos, nos apaixonamos e mandamos as imagens para o Tartabinhas. Descobrimos que a nossa amiga é uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) e já havia sido avistada no dia 16 de junho em um mergulho noturno e, depois, no dia 10 de dezembro na superfície. E com sua ajuda, fizemos uma enquete no Instagram para escolher o nome dela. Não podemos negar que adoramos o nome mais votado e sugerido: Conheçam a Dedeka ;) 


Tartabinha
Nossa amiga Dedeka dando um rolê nas praias catarinenses.

 



Além de participar como “Cidadão Cientista”, você também pode contribuir com o projeto fazendo doações mensais para que as pesquisas e monitoramentos subaquáticos das tartarugas marinhas continuem, assim como as ações de limpeza dos mares e praias, palestras, cursos em instituições e exposições em eventos com fins de incentivo à educação e preservação do meio ambiente. É só acessar https://apoia.se/projetotartabinhas.


Informações do Projeto Tartabinhas:

Site: https://projetotartabinhas.wixsite.com/projetotartabinhas
Telefone: (47) 99293 9603
E-mail: projetotartabinhas@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/projeto_tartabinhas
Facebook: https://pt-br.facebook.com/projetotartabinhas/

 

 

Débora Cambruzzi da Rosa - a Dedeka ;) 

debora@dedeka.com.br

 

Compartilhe nas Redes: