Blog da Dedeka

Voltar
09/09/2021

Regras de visitas para recém-nascidos

Regras de visitas para recém-nascidos

Finalmente o bebê tão aguardado e esperado chegou ao mundo!
Um contentamento enorme toma conta do coração dos papais, da família, dos amigos queridos. Cria-se automaticamente um desejo em conhecer o nenê, ver o seu rostinho e celebrar esse momento. Uma espécie de ansiedade se instala e a vontade que dá é correr à maternidade ou então à casa dos papais para dividir com eles essa alegria, não é mesmo? Mas calminha!

Esse é um momento cheio de descobertas e novidades para o novo núcleo familiar. Lembre-se que junto do bebê nasceu também uma nova família, que precisa se adaptar à nova rotina, se organizar em meio a essa deliciosa loucura, tão normal de ser vivenciada neste período. Além disso, os primeiros dias de vida de uma criança são delicados e sensíveis.

Também não devemos esquecer que estamos ainda em tempos pandêmicos, nos quais os cuidados devem ser redobrados e até mesmo as visitas, quando possível, retardadas nos primeiros meses de vida do pequeno. Entenda que, no período pós-parto, a mamãe está mais frágil, imunossuprimida, assim como o bebê, pela sua prematuridade ou imaturidade do sistema imunológico.

Para evitar situações indesejadas, confira algumas dicas que separamos para você antes de visitar um recém-nascido.

Ligue e combine antes
Nada de visitas surpresas! Ligue antes,  mande mensagem... certifique-se que os papais já se sentem à vontade em receber visitas e combine com eles qual o melhor horário.

Se estiver doente, adie a visita
Mesmo antes da pandemia, essa regra já valia ouro. Agora então, esteja ainda mais atento. Todo cuidado é fundamental!

Não economize na higienização
Devido à Covid-19, sugere-se que seja mantido o distanciamento mínimo de 1,5 metros do recém-nascido, que as mãos sejam lavadas ao chegar ao local - ou então higienizadas com álcool gel - e que se mantenha o uso de máscara em tempo integral. Se mesmo assim você for convidado a ficar próximo do bebê e não resistir, não dê beijos ou nem coloque suas mãos próximo da boca do pequeno.

Evite perfumes fortes
Para evitar possíveis alergias ou reações do bebê, não exagere no perfume e também não fume antes da visita.

Visitas rápidas
Mesmo que você tenha intimidade com os novos papais, opte por não permanecer por um tempo prolongado. Não interfira na rotina que está se estabelecendo e entenda o cansaço dos papais neste momento.

Não peça para acordar o bebê
O soninho é um momento em que o bebê fica calmo e descansa. Também é a oportunidade dos papais de fazerem suas atividades, organizarem a casa ou mesmo descansarem. Prefira voltar em outro momento, não faltarão oportunidades!

Nada de palpites
A não ser que sua opinião seja solicitada, prefira guardá-la para você. É comum que os pais, mesmo que não sejam de primeira viagem, se sintam um pouco inseguros e desorientados logo no início. Dar palpites somente coloca mais dúvidas e angústias nos seus dias.

Fotos só com autorização
Não apresente a criança antes mesmo dos pais. Hoje em dia tudo é motivo para fotos e publicações nas redes sociais, mas os pais podem preferir não expor o filho e você precisa respeitar essa decisão. Mesmo que seja para seu registro pessoal, só fotografe o recém-nascido se os pais deixarem e, com o consentimento, não faça uso do flash, já que pode incomodar o bebê.

Hora de ir embora
Perceba os sinais: se o bebê começar a chorar muito, pode ser que seja o momento da mãe amamentá-lo e essa é a deixa para a despedida. Aliás, a amamentação pode ser um momento de intimidade e constrangimento para a mamãe, por isso seja gentil e lhes dê privacidade.

Outras dicas de grande utilidade:
- Evite levar crianças na visita: elas são mais difíceis de controlar no distanciamento que o momento pede e podem fazer barulho enquanto o bebê descansa.
- Faça um lanche antes de ir (não espere que na correria, a família tenha tempo ou mesmo algo para oferecer-lhe. Inclusive, você pode educadamente levar algo para eles poderem comer após a sua partida).
- Não ignore o irmão mais velho: ele já está inseguro com a chegada do novo membro, com receio de que as pessoas não gostem mais dele do mesmo jeito. Por isso, não o prive de atenção e, levando um presente ao bebê, pensa em levar também alguma coisa para o primogênito.
- Se você e os novos papais forem muito próximos, se coloque ao dispor para auxiliar em algum afazer doméstico, para que assim tenham um tempo maior de descanso.


Gostou das dicas? Então compartilhe com os seus amigos e faça desse um momento leve, sem constrangimentos e muito feliz!

Ah e aproveite que a Dedeka tem produtos incríveis para presentear nesse momento. 
 

Produtos no tamanho RN e 0
Compartilhe nas Redes: