Blog da Dedeka

Voltar
24/08/2021

Yoga para crianças

Vivenciar o aprendizado durante uma prática de yoga é uma experiência incrível! Seja para os adultos ou para os pequenos.

Além de trazer benefícios físicos, a yoga acalma, trabalha a autoestima, a paciência e a confiança, ou seja, pode contribuir muito no desenvolvimento das crianças. Tanto é que muitas escolas e famílias têm incorporado a prática em sua rotina diária.

Pra ajudar você a dar os primeiros passos, convidamos nossa estampa de dog para mostrar algumas posturas básicas que você pode fazer com seus filhos em casa.

 

 

Postura da árvore (Vriksasana)
A criança experimenta seu equilíbrio, concentração e atenção ao exterior. É certamente uma das mais divertidas. Imagine que você é um arbusto bonito e forte. A criança fica apoiada apenas em uma perna. Depois, é só colocar a planta do outro pé na coxa e unir as palmas das mãos.
 

 

 

Postura do triângulo (Trikonasana)
De pé, a criança separa os pés e levanta os braços lateralmente na altura dos ombros. E um dos braços tenta alcançar o pé do mesmo lado, fazendo uma pose que lembra um triângulo. Dessa forma, a criança estabiliza o centro de gravidade do corpo, percebe o alinhamento entre o quadril e o ombro e fortalece as pernas. Tudo isso, claro, sempre respeitando seus limites.
 

 

 

Postura da cobra (Bhujangasana)

De barriga pra baixo, as palmas das mãos no nível dos ombros. Na inspiração, a criança levanta a cabeça e começa a esticar os braços aos poucos, tirando o peito do chão e mantendo o queixo pra cima. É importante manter o pescoço reto, as nádegas contraídas e os cotovelos levemente flexionados.  É uma ótima prática para abrir o peito e fortalecer a coluna.
 

 


Postura do guerreiro (Virabhadrasana)
Esta postura começa levando uma das pernas para a frente e flexionando-a. A outra perna deve ser mantida esticada. Uma vez que a criança estiver estabilizada, ela deve levantar os braços. Enquanto estiver nessa postura, a criança deve imaginar ser um forte guerreiro, nada pode vencê-lo! Uma ótima forma de melhorar o equilíbrio, a concentração e a força!

 

 

 

Postura de lótus (padmasana)

Usada para meditação, é uma postura na qual a criança fica sentada com as pernas cruzadas e a sola dos pés voltada para cima. Essa posição tão famosa e cultuada recebe esse nome pois assemelha-se a uma flor de lótus.

Compartilhe nas Redes: