Blog da Dedeka

Voltar
16/09/2020

#Dica de leitura: A criança, o mar e a diversão - uma relação de respeito ao planeta!

#Dica de leitura: A criança, o mar e a diversão - uma relação de respeito ao planeta!

Por Volnei Canônica

Os oceanos ocupam cerca de 70% da superfície do nosso planeta. Por isso são tão importantes! São fonte de alimento, equilibram as condições climáticas, nos possibilitam momentos divertidos e refrescantes. Como conhecer mais sobre os mistérios do mar, respeitar as suas águas, acabar com a poluição e ainda se preparar para uma experiência diferente num dia de sol na praia?


As dicas de leitura de setembro são uma preparação para o verão que vem chegando. Porque não pensar num passeio de barco que inclua mergulho ou uma aula de surfe para toda a família? É pensando nessa relação com o verão e o amor pelo mar que compartilho duas histórias incríveis da escritora, ilustradora e mergulhadora carioca Mariana Massarani. Espero que gostem!




Os mergulhadores

Palavras como trombeta, galo, borboleta, flecha e manteiga são nossas conhecidas. Mas você sabia que todas estas palavras estão mergulhadas no fundo do mar? Você pode estar imaginando que essas palavras chegaram lá com uma embarcação que naufragou. Mas a verdade é que elas estão nadando pelo mar há anos. Por isso, proponho mergulhar com a Antônia e o Gabriel.

Ao abrir o livro e ir mergulhando na história, vamos percebendo que, aos poucos, a água vai tomando conta da página e a autora Mariana Massarani entrega para o leitor um mar de possibilidades. Mesmo sem snorkel, sem equipamento de mergulho, o leitor pode visitar as profundezas do mar. É como entrar num aquário gigante! Tudo está em harmonia, pessoas, peixes, animais marinhos...

A autora apresenta uma história ficcional que proporciona bons momentos de reflexão sobre a relação das crianças e adultos com o mar, rios, lagos. Mas o livro vai muito além disso. Cada palavra, cada ilustração vai pescando o leitor com uma informação aqui, outra ali, e quando vemos... nhac, fomos fisgados pelo gosto de mergulhar, pela vontade de se jogar na água. E já temos muita informação pra isso. Mariana nos revela os equipamentos necessários e como nadar nessa aventura!

A relação de respeito, de cumplicidade, de troca acontece a cada mergulho em uma nova página deste livro. A diversão, a curiosidade e a aventura em desvendar as profundezas dos mares são elementos que a autora garante.




Aula de surfe

Chega de marola! Bora dropar, pegar um tubo. Só não pode levar uma vaca. Parece conversa de doido, mas não é. Você pode ter ouvindo isso em um dia de sol, na beira do mar.

O livro Aula de surfe conta essa aventura familiar que, além de diversão pura, ensina muitas coisas sobre esse esporte. Mariana vai revelando os preparativos e os cuidados que precisamos ter para praticar essa atividade física, a relação da criança com o seu corpo, a busca do equilíbrio e a perseverança, já que os tombos serão inevitáveis. Praticar esporte é muito bom. Mesmo os mais complexos, como o surfe. As conquistas aparecem aos poucos e, ter os adultos ao lado para compartilhar esses momentos é fundamental!

No final do livro, encontramos um pequeno dicionário de surfe. A autora sabe que, além da desenvoltura e traquejo necessário para ficar em pé em cima de uma prancha de surfe, precisamos aprender um pouco sobre o universo do esporte.

 

Mariana Massarani é uma das ilustradoras mais premiadas e respeitadas, com inúmeros livros para a infância. Seu traço é como a cabeça de uma criança: inventivo, curioso, divertido e cheio de possibilidades. As personagens da Mariana trazem um fluxo de liberdade total, são criativos e cheios de expressão. Mariana capta a infância com detalhes que só uma pessoa muito observadora, sobre a dinâmica e os mistérios da vida conseguiria.

Os dois livros foram publicados pela Editora Global.

Confira entrevista exclusiva com a autora

A artista Mariana Massarani também assina as ilustrações da Coleção Summer Quindim Dedeka 2021, uma parceria da empresa com o Instituto de Leitura Quindim que, promove arte e leitura para a infância!





Volnei Canônica

Presidente do Instituto de Leitura Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil

@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim

www.institutoquindim.com.br

Conheça a coleção Quindim Dedeka Summer, por Mariana Massarani
Compartilhe nas Redes: