Blog da Dedeka

Voltar
05/06/2021

A importância dos produtos de qualidade para o meio ambiente

A importância dos produtos de qualidade para o meio ambiente

Considerado já como uma tendência, a moda consciente se faz cada vez mais necessária nas indústrias têxteis. Ela é um contraponto a um modelo de produção chamado fast fashion, onde os produtos são fabricados, consumidos e descartados rapidamente.  Nos últimos anos, esse modelo vem suscitando uma cobrança por parte da sociedade pelos impactos socioambientais produzidos, com danos irreversíveis à natureza.

Na contramão desse modelo, o slow fashion preza pela utilização de materiais recicláveis e tecidos orgânicos, além de apresentar transparência em suas relações de trabalho. O consumo consciente deve andar lado a lado com esse conceito. Inclusive há diversas ações mundiais – como o Fashion Revolution (veja aqui nossas ações) - que reforçam esses compromissos da indústria com o consumidor.

De uma forma geral, a conscientização ocorre para assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis (objetivo 12 da ONU) com redução de produtos químicos e resíduos por meio da prevenção, da reciclagem e do reuso. E há diversas formas de produção que com o tempo podem ser implementadas de forma geral ou com um percentual elevado, como por exemplo, a fabricação de peças feitas a partir de algodão 100% orgânico ou 100% PET reciclado, pois a confecção de tecidos sintéticos derivados de combustíveis fósseis também contribui negativamente para o planeta, graças às emissões de carbono e gases tóxicos na atmosfera, aumentando a quantidade de plástico nos oceanos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Unicamp em 2018, no Brasil são produzidas cerca de 170 mil toneladas de resíduos de tecidos todos os anos e muito desse material é inutilizável. Os pesquisadores identificaram mais de 32 mil indústrias que fazem parte do segmento têxtil, porém apenas 21 faziam a reciclagem de tecidos, sendo 5 em São Paulo.

A Dedeka por sua vez, realiza a destinação dos resíduos têxteis para uma rota tecnológica que realiza a blendagem e coprocessamento do material, não contribuindo com a saturação dos aterros industriais e tampouco descarte incorreto. Além disso, preza por confeciona produtos de qualidade para que durem por muito tempo.


Na Dedeka as peças são pensadas para terem longa vida útil. Como as crianças rápido, essas peças podem ser doadas pra serem utilizadas por muito mais tempo.

 

Essa é uma ação que, dentre tantas outras, colabora com a minimização do impacto ambiental das indústrias, se dedicando à sustentabilidade da moda, com frequente busca por soluções adicionais para tornar esse fenômeno menos nocivo possível. Afinal, peças tão lindas não podem parar de ser novidade por aí.

Assim, as peças devem ter um significado especial para o consumidor, que vai investir em uma roupa de qualidade e conhecer a sua história.  Resta a nós, como consumidores, a tentativa de consumo consciente e sustentável.



Renata Lessa

Engenheira Ambiental (CREA/RS 185333 | CRQ V 05303377) da Holus Engenharia e Meio Ambiente
renata@holusconsultoria.com.br
www.holusconsultoria.com.br
(54) 3066.4493 | (54) 99170.4180
@holusconsultoria

Compartilhe nas Redes: