Blog da Dedeka

Voltar
29/03/2019

Nomes de roupinhas e acessórios de bebê para mamães de primeira viagem

Nomes de roupinhas e acessórios de bebê para mamães de primeira viagem

Ao olhar para qualquer roupinha de bebê, tão bonitinha e naquele tamanho tão pequeno, é quase inevitável dizer “owwwnn, que fofura”. ❤
Mas ao adentrar o universo do vestuário infantil, principalmente quem está esperando o primeiro bebê, um mundo novo de palavras surge: Culote? Mijão? Cueiro? Oi?
Com tantos termos e nomenclaturas diferentes (às vezes para a mesma peça),é fácil se confundir. Por isso, a Dedeka resolveu te dar uma mãozinha e preparou um pequeno guia pra ajudar você a entender um pouco mais sobre o assunto.

 

Body
O body para bebê é uma peça básica, confortável e prática de vestir. Ele é fechado no meio das pernas por botões e ajuda a manter a fralda no lugar, deixando o bebê quentinho e protegido. É usado hoje como substituto dos pagãos – que não são peças muito práticas e que a gente explica daqui a pouco. O body é ideal para usar por baixo de outras roupinhas e pode ter manga longa ou curta e ser vendido sozinho ou em conjunto com o culote.

Body Dedeka
Bodies são uma alternativa prática e confortável. Crédito fotos: Julio Soares / Objetiva Fotografias

 

Mijão / culote
Cada região chama de uma maneira diferente, mas o fato é que o culote ou mijão é um item básico no guarda-roupa dos bebês. É uma calça com a cava maior que acomoda melhor a fralda.  No inverno, a dica é usar por baixo da roupa para manter seu pequeno sempre quentinho. As calças combinam com bodies e camisetas e há versões com ou sem pezinho, que é uma extensão fechada da calça pra proteger os pés do bebê. A Dedeka ainda tem uma versão com pés reversíveis, para que a peça possa ser aproveitada por muito mais tempo. 

Opções em algodão e tecidos térmicos são ideais para manter o bebê aquecido.

 

Pagão
O pagão é um conjuntinho de peças que conta com uma regatinha, um casaquinho e uma calça. Hoje, o conjunto de body (body + culote) substituiu essa combinação principalmente por uma questão de praticidade.

 

Manta / Cueiro
A manta (também conhecida como cueiro) é uma espécie de cobertinha multifuncional leve e de toque suave. Ele pode servir para enrolar o bebê e mantê-lo aquecido ou para cobrir o local onde você apoia a criança. Também pode ser útil para forrar o carrinho do bebê ou o trocador, auxiliar a cobrir a cabeça do pequeno em dias de sol ou de chuva, entre outras inúmeras utilidades.


Há opções de mantinhas leves para o verão e mais quentinhas de soft para o inverno (foto)

 

Paninho de boca
Tenha sempre um desses a mão, pois é indispensável. Nada mais é do que um pedaço de tecido que ajuda a limpar pequenas babas, regurgitações e vômitos.

 
Sempre é bom ter mais de um paninho na bolsa para qualquer emergência  ;)


Naninha
A naninha pode se tornar a melhor amiga do sono de seu filho. É um paninho com um bichinho fofinho numa das pontas e pode ser uma grande aliada na fase de adaptação da criança ao dormir sozinha. O objeto é associado à segurança e será reconhecido pelo bebê como algo que lhe traz paz e conforto.

A naninha é uma grande companheira do bebê. Na naninha da Dedeka ainda é possível prender a chupeta do bebê (foto acima).

 

Saída de maternidade
Apresentar ao mundo o pequeno recém-chegado é um momento muito especial! A saída de maternidade é um conjunto de peças e acessórios combinados para levar seu bebê da maternidade para casa com conforto e estilo. Como algumas famílias gostam de registrar esse momento, é uma forma de deixá-lo ainda mais especial.


Uma das cores mais escolhidas para saída de maternidade é o vermelho.

Saiba mais: O significado das cores para as roupinhas do bebê.


Sling / Baby Wrap / Wrap Sling / Carregador de bebê
Práticos e confortáveis, os carregadores de bebê fazem sucesso entre as mães modernas (apesar de ser um costume que existe desde o início da humanidade, em inúmeros povos e culturas). Também conhecidos por nomes gringos como sling ou baby wrap, são pedaços de pano que servem para o carregar o bebê amarrado ao corpo da mãe ou do pai. Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado, com diferentes tecidos e amarrações.


Babador/babeiro
Um artigo importante para manter a higiene do bebê, especialmente no momento da papinha. O tecido é usado sobre o peito para proteger a roupa de alimentos, babinhas e regurgitações. O fechamento da peça pode ser feito com botões de pressão ou por amarração. Hoje em dia há inúmeros modelos, que além de funcionais, viram acessórios de estilo, como o babador bandana.



Os babadores da Dedeka são impermeáveis.

 

E lembre-se: o importante é que a peça seja confortável e prática, que dê toda a liberdade de movimento que o seu bebê precisa. Dê preferência a tecidos antialérgicos, como o algodão, especialmente nos primeiros meses de vida.

E você? Ainda ficou com dúvidas? Sentiu falta da explicação de alguma peça? Conta pra gente!

Compartilhe nas Redes: