Blog da Dedeka
Tags por assuntos
- Tecidos
- Acampamento
- Adoção
- Alimentação
- Bebê
- Brincadeiras
- Brinquedos
- Chá de Bebê
- Cinema
- Coleções Dedeka
- Cringe
- Decoração
- Dica de Leitura
- Durar e doar
- Educação
- Eu faço suas roupas
- Fashion Revolution
- Festa
- Filme
- Férias
- Gestação
- Halloween
- Histórias
- Internet
- Inverno
- Literatura
- Lojista
- Maternidade
- Maternidade Sincera
- Meio Ambiente
- Millennials
- Moda
- Montessori
- Música
- Natal
- Natureza
- Organização
- Outono-Inverno 2019
- Passatempo
- Pets
- Primavera-Verão 2018/2019
- Páscoa
- Quartinho do bebê
- Receitas
- Responsabilidade Ambiental
- Responsabilidade Social
- Saiu na mídia
- Seleção de modelos
- Sono
- Trilhando Aventuras
- esporte
- recém-nascido
- Summer
- Criança
Nomes de roupinhas e acessórios de bebê para mamães de primeira viagem
Voltar
Ao olhar para qualquer roupinha de bebê, tão bonitinha e naquele tamanho tão pequeno, é quase inevitável dizer “owwwnn, que fofura”. ❤
Mas ao adentrar o universo do vestuário infantil, principalmente quem está esperando o primeiro bebê, um mundo novo de palavras surge: Culote? Mijão? Cueiro? Body? Oi?
Com tantos termos e nomenclaturas diferentes (às vezes para a mesma peça), é fácil se confundir. Por isso, a Dedeka resolveu te dar uma mãozinha e preparou um pequeno guia pra ajudar você a entender um pouco mais sobre os nomes de roupinhas e acessórios de bebê.
Body
O body para bebê é uma peça básica, confortável e prática de vestir. Ele é fechado no meio das pernas por botões e ajuda a manter a fralda no lugar, deixando o bebê quentinho e protegido. É usado hoje como substituto dos pagãos – que não são peças muito práticas e que a gente explica daqui a pouco. O body pode ser usado por baixo de outras roupinhas, pode ter manga longa ou curta e ser vendido sozinho ou em conjunto com o culote. Há opções com regulagem e punhos alongados, para que a peça possa ser usada por mais tempo.
Conjuntos de bodies são uma alternativa prática e confortável para os bebês.
Mijão / culote
Cada região chama de uma maneira diferente, mas o fato é que o culote ou mijão é um item básico no guarda-roupa dos bebês. É uma calça com a cava maior que acomoda melhor a fralda. No inverno, a dica é usar por baixo da roupa para manter seu pequeno sempre quentinho. As calças combinam com bodies e camisetas e há versões com ou sem pezinho, que é uma extensão fechada da calça pra proteger os pés do bebê. A Dedeka ainda tem versões com punhos alongados e pés reversíveis, para que a peça possa ser aproveitada por muito mais tempo.
Opções em algodão e tecidos térmicos são ideais para manter o bebê aquecido.
Pagão
O pagão é um conjuntinho de peças que conta com uma regatinha, um casaquinho e uma calça. Hoje, o conjunto de body (body + culote) substituiu essa combinação, principalmente por uma questão de praticidade.
Manta / Cueiro
A manta (também conhecida como cueiro) é uma espécie de cobertinha multifuncional leve e de toque suave. Ela pode servir para enrolar o bebê e mantê-lo aquecido ou para cobrir o local onde você apoia a criança. Também pode ser útil para forrar o carrinho do bebê ou o trocador, auxiliar a cobrir a cabeça do pequeno em dias de sol ou de chuva, entre outras inúmeras utilidades.
Paninho de boca
Tenha sempre um desses a mão, pois é indispensável. Nada mais é do que um pedaço de tecido que ajuda a limpar pequenas babas, regurgitações e vômitos.
Sempre é bom ter mais de um paninho na bolsa para qualquer emergência ;)
Naninha
A naninha pode se tornar a melhor amiga do sono de seu filho. É um paninho com um bichinho fofinho numa das pontas e pode ser uma grande aliada na fase de adaptação da criança ao dormir sozinha. O objeto é associado à segurança e será reconhecido pelo bebê como algo que lhe traz paz e conforto. Inclusive, muitos também conhecem esse acessório por cheirinho, exatamente por essa proximidade com o bebê.
A naninha é uma grande companheira do bebê. Na naninha da Dedeka ainda é possível prender a chupeta do bebê (foto acima).
Saída de maternidade
Apresentar ao mundo o pequeno recém-chegado é um momento muito especial! A saída de maternidade é um conjunto de peças e acessórios combinados para levar seu bebê da maternidade para casa com conforto e estilo. Como algumas famílias gostam de registrar esse momento, é uma forma de deixá-lo ainda mais especial.
Uma das cores mais escolhidas para saída de maternidade é o vermelho.
Saiba mais: O significado das cores para as roupinhas do bebê.
Sling / Baby Wrap / Wrap Sling / Carregador de bebê
Práticos e confortáveis, os carregadores de bebê fazem sucesso entre as mães modernas (apesar de ser um costume que existe desde o início da humanidade, em inúmeros povos e culturas). Também conhecidos por nomes gringos como sling ou baby wrap, são pedaços de pano que servem para o carregar o bebê amarrado ao corpo da mãe ou do pai. Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado, com diferentes tecidos e amarrações.
Saco de dormir
No Brasil ainda não é tão comum, mas na Europa é presença certa nos kits de enxovais. Existem diversos modelos no mercado. Alguns com manga, sem manga, manga regata e até mesmo com uma espécie de “asa” que enrola o bebê. O que todos têm em comum é que visam a segurança e liberdade de movimento do bebê na hora do soninho. São usados como substitutos das cobertas e mantas no berço, diminuindo assim o risco de asfixia no caso de o bebê cobrir o rosto ao se movimentar. O saco de dormir também mantém o bebê quentinho, pois mesmo se mexendo, a criança não fica descoberta.
Saco de dormir é uma opção que está conquistando famílias com beês pequenos.
Babador/babeiro
Um artigo importante para manter a higiene do bebê, especialmente no momento da papinha. O tecido é usado sobre o peito para proteger a roupa de alimentos, babinhas e regurgitações. O fechamento da peça pode ser feito com botões de pressão ou por amarração. Hoje em dia há inúmeros modelos, que além de funcionais, viram acessórios de estilo, como o babador bandana ou o macacão com babador.
Opções para todos os gostos, como o macacão com babados (esq.) e o babador bandana avulso (dir.)
Lembrando que os babadores da Dedeka são impermeáveis.
E lembre-se: o importante é que a peça seja confortável e prática, que dê toda a liberdade de movimento que o seu bebê precisa. Dê preferência a tecidos hipoalergênicos, como o algodão, especialmente nos primeiros meses de vida.
E você? Ainda ficou com dúvidas? Sentiu falta da explicação de alguma peça? Conta pra gente!
* Post originalmente publicado em 29/03/2019